Siga-nos nas Redes Sociais

Tecnologia

Quase um desktop! Android O finalmente ganha suporte para ponteiro do mouse

Esta edição compreende algumas soluções que de certa forma aproximam ainda mais o Android do sistema móvel de Cupertino, e do mesmo modo, de uma plataforma desktop, e último recurso revelado nesta semana corrobora tal premissa.

O Android nunca foi projetado focando diretamente nos PCs desktop ou laptops, embora que diversas plataformas baseadas no AOSP apareceram com o tempo, por exemplo, o Android x86 e o Remix OS.

Como atualmente os aplicativos do Android podem ser executados em Chromebooks, o Google viu que finalmente era hora de implementar o tão esperado suporte ao ponteiro do mouse de forma nativa em seu sistema operacional para dispositivos portáteis.

A partir do oitavo Android, as aplicações rodando na plataforma podem trabalhar integradamente com um mouse através do método requestPointerCapture.

Esta funcionalidade fará com que o ponteiro da tela desapareça e todos os eventos do mouse serão transmitidos para o aplicativo – exatamente como funciona em um sistema operacional desktop.

Sem dúvida é uma mudança relevante e será bem positiva para o uso com emuladores de jogos, como o PPSSPP, ePSXe ou RetroArch.

Infelizmente, o suporte ao ponteiro do mouse – diferente de outras funcionalidades do Android 8.0 – não será portado para as edições prévias do sistema através da biblioteca de suporte.

Tenha em mente que este recurso ainda está em fase estritamente experimental, e será liberado de forma gradual nas próximas atualizações do Android O.

Os desenvolvedores já podem encontrar mais informações clicando neste link, que direciona para página oficial do último sistema operacional.

Fonte

Continue Lendo
Clique para Comentar

Mais em Tecnologia

Voltar ao Topo
default-poup